"Uma reflexão, profunda e sincera, de quanto tempo passamos online - e o quanto isso nos afeta!"

Imagem Google

"O mundo hoje nos empurra para a conexão total e ininterrupta."
Sim, qualquer semelhança não é mera coincidência!
Comadres e compadres, se vocês leram a edição deste mês da Super Interessante e, como eu, se ativeram ao texto de Pedro Burgos, Detox Digital, certamente identificaram a frase acima, lá na página 54.

Eram quase 02hs da madrugadinha de domingo, quando meu marido, após chegar do trabalho (esta quinzena, está cumprindo o turno da tarde) e ir para o banho, parou diante de mim, ainda no computador, e me passou a revista: "Amor, lê e depois me diz o que você acha."
Logo abaixo do título do artigo, estava a frase: "Você passa muito tempo online?"

Vou ser direta, pela manhã o Gabriel vai para a escolinha e aproveito para dividir este tempo entre meu artesanato e o blog. Destinei, recentemente, este momento para responder aos comentários e retribuir visitas. Mas preciso também estar às voltas com o artesanato, então, o que elaborei: procuro cuidar da digitação enquanto as peças secam as demãos de tinta, por exemplo. Quando tenho que ocupar as mãos no artesanato, aproveito para colocar os vídeos em dia.
Às 11:40hs, ele chega da escolinha, dou banho, ele mama e dorme por duas horas. Neste meio tempo, começo minhas atividades domésticas ao mesmo tempo em que respondo à e-mails ou coisas assim.
Quando ele acorda, vou ler com ele, depois brincamos, lanchamos. Mais para o final da tarde, passeio um pouquinho com ele lá fora e entramos para eu começar a preparar o jantar (procuro adiantar a refeição do dia seguinte também. No outro dia, só finalizo o almoço. É bem mais prático).
Daí vem, banho, jantar, tv e logo às 20:30hs, o 4º banho do dia, mamadeira e soninho.
Então, vou para o computador e ali fico até 02hs, entre divulgando o post do dia, fazendo as atividades que me propus para cada dia da semana (tentando me organizar melhor virtualmente), escrevendo posts, editando fotos para ilustrá-los e etc, etc, etc...

Mas porque escrevi isso tudo?
Para chegar aqui: durmo às 02hs e acordo às 06hs (tenho que acordar o Gabriel às 06:30hs) - ou seja, pasmem, durmo somente quatro horas por noite, de segunda à sexta! Aos sábados e domingos, durmo até as 07:30hs, no máximo!
Isso tem pesado demais para mim - seja para meu rendimento, humor, disposição... pesado demais na minha saúde, melhor dizendo.

Lendo ao artigo, fiquei pensando se Pedro Burgos morava por perto e tinha decidido escrever aquele artigo pra mim, sabem... Me vi em cada linha! E nas entrelinhas!
No tópico Um dia de cada vez, ele nos exorta a saber priorizar as atividades digitais, a ter equilíbrio entre o que é entretenimento e o que é o nosso trabalho virtual. Ele nos propõe, então, à uma faxina virtual.
Bastante empenhado em sua jornada de autodescoberta e do que chama de Detox Digital, ele chegou a escrever o livro "Conecte-se ao que importa, um Manual para a Vida Digital Saudável", que foi lançado este ano.

Amei e me vi no artigo todo, como já disse. Mas uma das coisas mais interessantes que li foi o comparativo que ele fez aqui, vejam: "...o estado de concentração total não é natural para o ser humano, por isso erguemos templos para coisas que julgamos importantes ee que necessitam de foco (igrejas, bibliotecas, cinemas)."
Nunca havia pensado nisso. E vocês???

E ele vai além e nos desafia a buscar o foco perdido.
Aqui, entendi que o fato de eu ser bastante eclética é que me trai. Parece óbvio e é, já que "n" assuntos me interessam e me roubam uma atenção mais direcionada.

E eu escreveria mais, muito mais, mas minha proposta aqui é ser o mais breve possível (se é que um dia ainda conseguirei, porque vai gostar de escrever assim lá longe... Kkkkkkkkkk...) que olhemos para dentro de nós, que façamos de fato uma autoavaliação para entendermos até onde esse universo virtual tão amplo está nos levando - se ao nosso propósito (somando-se à isso momentos saudáveis de entretenimento) ou se está nos desviando daquilo que realmente buscamos pra nós.

Não se trata de marketing, mas sim de compartilhar algo que acho bacana, necessário à minha realidade e, quem sabe, à realidade de muitos de vocês que estão lendo este post agora.
Então, "Conecte-se ao que importa, um Manual para a Vida Digital Saudável", de Pedro Burgos, já foi para a minha listinha literária.
Por isso, fica como sugestão de leitura para vocês também, ok?

Aliás, e vocês, o que pensam sobre esse assunto?

Espero que tenham gostado e que esse texto possa ajudá-los a despertarem para uma necessidade urgente de "ponderação virtual" como me ajudou - tanto, que à partir de agora me colocarei com papel e caneta na mão (e computador desligado!) e reelaborarei minha rotina virtual.
E, sabem, estou feliz por isso, pois sei que essa atitude contribuirá para a minha saúde, bem estar e melhor rendimento virtual também!

Me coloco à disposição de sugestões para postagens, esclarecimentos de dúvidas e etc. Basta enviarem um e-mail para: karin.filgueira@yahoo.com.br

Bj grande e fiquem com Deus!

"Porque nos temos tornado participantes de Cristeo, se, de fato, guardarmos firmes, até ao fim, a confiança que, desde o princípio, tivemos." (Hb3.14)

Obrigada pela visita e sejam sempre muito bem vindas(os)!

57 comentários:

  1. Bom dia!
    Amiga Karin, eu estava pensando sobre isso neste último fim de semana.
    Meu marido sempre que chega do serviço, me encontra na internet e já olha meio torto.rs
    Quer saber quantas horas estou conectada. Gosto de fazer muita pesquisa, muitas vezes esqueço da hora e quando vejo já se passaram 2, 3 horas.
    Após assistir uma reportagem sobre vícios da internet, celular e redes sociais, fiquei preocupada!
    Muitas pessoas estão internadas em clinicas, como os dependentes de drogas e álcool.
    Tudo em excesso é prejudicial se não soubermos equilibrar como todas as áreas da vida.
    Usamos o computador como ferramenta de trabalho, de estudo, como um meio de diversão e também é uma forma de nos comunicarmos com nossos amigos, parentes e contatos profissionais também. O problema é quando o computador se torna a única coisa importante na nossa vida.
    Conheço pessoas que ficam o dia, a tarde e a madrugada conetadas nas redes sociais.
    Com certeza precisam de ajuda profissional.
    Gostei muito da postagem.
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rê, pois é, infelizmente, hj, as pessoas estão cada vez mais entregues ao mundo virtual.
      E eu acho que é justamente pelo fato de o "virtual" ser tão próximo do "real", né?
      Tenho uma amiga que "respira" Facebook.
      Outra, que deixou o trabalho pra ficar 24hs "passeando" pelas redes sociais todas.
      Tenho orado por elas e sugerido que busquem ajuda psicológica.

      Bjs, minha linda parceira!

      Excluir
  2. Eu já me libertei muito disto. Internet tem roubado muita coisa, em especial o tempo.
    Uma pesquisa feita apontou que os brasileiros são os que mais ficam em sites de relacionamento.
    Eu sinceramente não vejo graça, mas respeito quem gosta.
    Muita gente deixa de viver sua vida, para viver o virtual.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe, Bell, meu Face pessoal é familiar. rs
      É do meu marido, meu filho (2 anos e 5 meses) e meu. Meu marido criou nosso perfil por exigências do antigo trabalho dele. Eu nunca entrava.
      Passei a blogar, e comecei a utilizar o meu por conta disso. Daí, fiz a Fanpage do blog.
      Redes sociais são importantes, bacanas, mas tudo dentro da ponderação, não é?

      Bjs e bom dia!!!

      Excluir
  3. Bom dia Karin.. a humanidade de hj esta doente, o mundo virtual a esta deixando assim. esquecem de si para esta no facebook.. no skype e sei lá mais o que deve ter de sugação de energia.. uma regra que sempre coloquei a mim era jamais ficar de madrugada e até hj consigo isto.. no máximo as 21 horas já desligo tudo.. vou meditar.. vou cuidar de mim.. tenho exemplo em casa do meu irmão que é o contrario.. no tempo do msn ia dormir as 6 da manha.. quanto tempo jogado fora.. pelo material que tenho e pude ler.. nosso corpo trabalha direitinho então o certo era ir dormir sempre ai pelas 22 horas..
    tem pessoas que falo que me mandam emails as 4 da manhã.. tem cabimento isso.. trocando o dia pela noite... outro dia tb pude ler que nossa glândula pineal que fica entre as sobrancelhas precisa da luz do dia e precisa do escuro da noite.. se ela não tem isso. vem insonia, ansiedade e tudo mais..
    a gente tem que se doutrinar ou essas coisas virtuais roubam nossa vitalidade.. bjs de bom dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Samuel!
      Como complementar se vc disse tudo?
      Minha amiga Dani, amiga do universo real, foi uma vítima do MSN e hj transferiu-se para o chat do Face. Dói de ver, compadre.
      Sabe, tenho que parabenizá-lo por sua disciplina.
      Não chego à tantos excessos que vejo por aí, msm pq não sou mto ligada em redes sociais, pois fico horas a fio envolvida com coisas relacionada ao blog.
      Equilíbrio é tudo, não é msm?
      Estou em busca dele e espero em deus que eu tenha sucesso!!!

      Obrigada!
      Bjs!!!

      Excluir
  4. Dormir somente 4h por noite?? Nossa, não aguento!
    Passamos tento tempo na internet que as vezes deixamos de fazer outras coisas da vida, com ler um livro!

    Bjs...

    http://nandaaflordapele.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E vc sabe que meus 30min diários para a leitura não tem sido suficientes, né?
      Msm pq preciso ler para resenhar para o blog.
      Então, equilibrando melhor minha rotina/tempo para a net, creio eu que renderei bem mais nesse aspecto.

      Bjs, Nanda!

      Excluir
  5. Aqui , ligo a maquininha tri cedo.Tenho minha vida normal aqui, neto leva,busca,cuida temas, escola, casa, cozinha e sempre d=passo pra ver os emails e responder. Volta aos afazeres e assim vou,rs. Mas desligo às 21 horas, com raras exceções. Não podemos ser escravas desse mundo!

    beijos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, querida eu tri-gosto d+ do sotaque gaúcho, sabia? :D
      Pois é, a palavra-chave para nosso bem estar, seja em qualquer setor, é msmo equilíbrio, não é vdd?

      Bom dia e Deus abençoe!

      Excluir
  6. Olá Karin gostei da reflexão proposta, eu realmente preciso fazer esse detox no meu mundo virtual, infelizmente as vz me excedo e passo muito tempo na net...
    Um bjo

    http://www.futuramommy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi, minha linda, fico feliz que tenha vindo de acordo com sua necessidade e espero mto que posa tê-la ajudado, ainda que apenas um pouquinho, tá?

      Bjs e... vamos conseguir!!!

      Excluir
  7. Karin, que ótima essa reflexão. É interessante o quanto tempo nós passamos na net. Temos que nos policiarmos para aproveitarmos mais o mundo real!
    Beijo
    Letícia
    www.leticiapsicologa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Letícia, querida, é isso msm: aproveitar o mundo real!
      Se não nos policiarmos, todo esse espetáculo que é o virtual nos rouba do real!

      Bjs e bençãos!

      Excluir
  8. Querida Karin
    Gostei muito do seu artigo.
    Entendo que tudo tem limites.
    Uma coisa é certa: para quem vive só, não há nada melhor do que a Internet.
    Um dia, ao procurar imagens para um artigo sobre informática, descobri numa revista francesa uns desenhos:o primeiro mostrava um aposentado,no meio do mato, vivendo só.Legenda:Isolé.Désolé.
    Segunda imagem:o mesmo homem, no mesmo local, sentado a uma secretária diante de um computador.legenda:Consolé.
    Achei interessante e utilizei.
    Anos mais tarde,conheço uma senhora,que casou e ficou sem o marido. Teve filhos,casa cheia, movimento e partiram. Os netos emigraram.
    Agora, sozinha, sei que passa a maior parte do tempo ao computador.
    Diz que, ao abri-lo, tem diariamente os bons dias de meio mundo que,não a conhecendo, sempre lhe pergunta como vai.
    Enquanto reponde,sente que está a falar com alguém.
    Deus nos livre da total e não escolhida solidão!Eu ouço algumas pessoas a dizerem que davam tudo para estarem sós.
    Por mim, dispenso esse tipo de vida.
    Mas agradeço imenso o seu artigo,porque sei que nunca se deve exagerar. Tudo deve ser utilizado com moderação.
    O ar livre faz muito bem!
    Obrigada pelo seu artigo.
    Beijinho
    Beatriz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Beatriz, uns buscam a net como ferramenta de trabalho. Outros, como distração. Outros, ainda, como refúgio para se livrar da solidão... e outros, ainda, para um pouquinho de cada.
      O bom é que a temos para nos atender em tudo, não é vdd?
      E bendito seja Bill Gates, que deu vida ao computador, não é vdd??? Kkkkkkkk...
      Mas, sobretudo, como vc msm disse, ponderação é tudo!

      Bjs e fico feliz que tenha gostado!

      Excluir
  9. Amo ficar na Internet
    Mas sei distribuir bem o meu tempo
    Exagerar nunca!!
    Desejo uma linda semana e uma
    Feliz Páscoa, querida
    Beijinhos de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, Verena, querida!
      Estou aqui aplaudindo vc, comadre!
      Exemplo é tudo!!!
      Obrigada pela contribuição, tá?

      Um bjão e Feliz Páscoa pra vc e para os seus lindos bichinhos tbm!!!

      Excluir
  10. Boa tarde

    Gostei de ler, obrigada pela informação.


    Beijo
    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cidália, querida, que maravilha que gostou!
      Obrigada!

      Bjs e um lindo dia pra vc!

      Excluir
  11. Excelente publicação!!! Vou anotar a sugestão do livro para ler assim que der!!! Preciso reorganizar o tempo que dedico a internet. Bjos!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lyanna, não pode imaginar, querida, o qto fico feliz em poder despertá-la. De coração.
      Ele tbm está na minha listinha, pois imagino que nos ajudará e mto!

      Bjs e estou torcendo por vc!

      Excluir
  12. Karin minha querida,
    muito boa essa postagem, vai ajudar muita gente.
    Eu não fico o tempo todo na net, quando o meu esposo
    chega do trabalho me dedico totalmente a ele.

    Bjs, fique com Deus ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, minha linda!
      Aí está mais um dos seus grdes exemplos de mulher virtuosa à ser seguido, amiga!
      Vou te dizer que me dedico tbm ao meu esposo, mas confesso que poderia ser mais atenciosa, viu.
      De qquer forma, agora estou no caminho, né? ;-)

      Bjs e fique com Deus tbm!

      Excluir
  13. Karin muito boa essa informação já ouvi muitos amigos aqui abordarem esse assunto e é muito serio tenho que me policiar também..
    Deixo meu carinho.
    http://reginaladydapaz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Regina, então agradeço a Deus por ter sido instrumento dEle no seu despertar, viu?
      Se quiser falar mais sobre o assunto, só me chamar, tá?
      karin.filgueira@yahoo.com.br

      Bjs e que Deus esteja sempre no comando!

      Excluir
  14. Ka, eu nem vou comentar muito... Lembra o que te disse aquele dia no face, sobre toda a sua correria no mundo virtual? Nem sei se vc lembra, mas fiquei feliz que leu algo a respeito, e acredite, vc tomou a decisão certa.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha amiga linda, lembro, lembro, sim.
      O momento é agora, minha linda!
      Obrigada, viu?
      Deus abençoe e mtos bjs pra vc!!!

      Excluir
  15. Menina quando comecei o blog vivia grudada aqui, queria saber quem comentava, quem tinha postado algo, queria postar outra coisa... agora estou bem mais calma diante disto. Acho que tudo deve ser bem dosado. Porém eu grudo por aqui, principalmente quando estou carente e me sinto mais acolhida com as palavras das amigas virtuais.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que Suzana é o nome que escolhi para se um dia eu for mãe de uma menininha?
      Acho lindo demais!!!
      Sabia que Susana (com "s", mas de qualquer forma, é o mesmo) foi uma mulher mto afortunada que em sua bondade ajudou Jesus em Sua obra de atender aos mais necessitados? Lindo, né?
      Dosar todas as coisas... isso, sim, é atitude, né?

      Bjs e bom dia pra vc, que está liiinda de noiva!

      Excluir
  16. oi Karin,eu já estou me policiando quanto a ficar na internet,isso vicia tenho ficado muito pouco perco horas de sono e isso faz muita falta para o nosso organismo bjs e essa foi uma excelente materia Rosinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Rosinha do meu jardim, acredite: fico imensamente feliz por vc, msm pq, além de tudo, sei o qto necessita estar disposta para seu trabalho com as delícias que prepara e com seus cuidados com seus pais, não é msm?
      Obrigada, sempre, pelo carinho!

      Bjs e bom dia!

      Excluir
  17. É aprender a colocar limites nas horas de navegação, pq a internet nunca mais vai sair de nossa rotina, né!
    Eu já fui muito mais viciada, passava horas seguidas conectada. Hj eu me proponho a navegar por algumas horinhas, mas nada de ficar bisbilhotando o celular tb.
    A partir do momento em que a vida virtual atrapalha a vida real é hora de reavaliar nossas prioridades.
    Adorei o post!!
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cici, que alegria encontrá-la por aqui - obrigada!
      Pois vc disse tudo!!!
      Ah, com relação ao cel, posso dizer que nunca acessei a net por ele, acredita? Vdd.
      Estabelecer prioridades, criar rotinas, equilibrar... isso, sim, é contribuir para o nosso bem estar e melhor rendimento, não é msm?

      Bjs, flor!

      Excluir
  18. Oi Karin querida!
    Amei o post!!!
    E nesses últimos dias estava meditando sobre isso, pois o foco da internet é nos ajudar e não limitar... limitar nosso tempo de produtividade e lazer!!
    As redes sociais em especial são uma cultura inútil, porque vemos e compartilhamos muita, mas muita coisa lá, mas na sua maioria humor e frases e auto ajuda, que nada servem se não levantarmos e formos de encontro aos nossos objetivos, estudar, trabalhar, ter momentos de qualidade com a família e com os amigos e descanso saudável para nosso corpo e mente, prática de exercícios físicos e tudo aquilo que nos beneficia realmente e não aparentemente! Agora desde que iniciei o bog nunca mais abri mão, nem que seja poucas horas do dia, pois no tema que abordo ele me relaxa, desperta minha criatividade, me alegra e também dá uma fuga de alguns problemas reais, que facilitam na hora de resolvê-los!! Como sempre digo, é uma verdadeira terapia para mim... agora facebook e TV literalmente são percas de tempo, a não ser atualizar uma foto com os amigos ou dar um oi para alguém, divulgar o blog e as postagens que são sempre válidas!!! :)
    Deus te abençoe...
    Beijão!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga linda, como pensamos igual!
      Blog é minha paixão. Ele se sobrepõe as redes sociais 100% pra mim.
      Qto ao Face, meu uso é como o seu.
      A tv, aqui em casa passa mais desenhos animados para o Gabriel do que qquer outra coisa. rs
      Ela não me atrai mais como antigamente - e não somente pela net, não, mas pq analisando o conteúdo proposto, não vejo de grde valia, sabe.
      Obrigada por estar sempre comigo!

      Bjs e Deus abençoe!

      Excluir
  19. Que coincidência mesmo hein, Karin.
    Falamos sobre o mesmo tema, rsss.
    Bjs.

    Histórias, estórias e outras polêmicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viu só, amigo Claudio?
      Qdo cheguei em teu blog, nem acreditei! rs

      Bjs e boa noite!

      Excluir
  20. Contra mim falo..Passo horas e horas defronte ao Pc, na internet, visitando redes sociais, e pouco mais...de positivo.
    Mas também é uma forma de distrair a mente, ou não será???

    Páscoa feliz e obrigado pelas visitas ao MEU/nosso cantinho
    ******************************
    http://pensamentosedevaneiosdoaguialivre.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ricardo!
      Sim, sem dúvidas - uma forma MARAVILHOSA de distrair a mente!
      O problema é qdo isso se torna exclusividade em nossas vidas, entende?
      Para um bem estar de fato, precisamos equilíbrio em tudo, não acha?

      Bjs e boa noite!

      Excluir
  21. Eu passo um bom tempo na net, mas eu não tenho nem filhos e nem marido, se tivesse eu iria passar menos tempo conectada.
    Beijos!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Isa, querida!
      É fato que não ser casada e não ter filhos, a deixa um pouco mais livre para estar mais tempo na net, sim.
      Mas aí entra o perigo tbm, já que o saudável é ainda a ponderação!

      Um bjão!

      Excluir
  22. Amiga, já tinha pensado nisso... elaborei um plano, estou executando, e logo até vou dar a dica lá no blog! Como vc tbm sou eclética rsrs... mas temos que viver a vida real neh! Amiga, quero te dar um puxão de orelhaaaaa.... vc tem q ter um sono de qualidadeee!!! Tenta mudar isso vai amiga? plisss!!! amei o post! beijão pra vc e pra Rê q fez bem em trazer vc e a Lê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, vc sempre tão querida pra mim, viu!
      Vou ficar aqui esperando seu post sobre o esqueminha, tá?
      Eita, pode dar! Kkkkkkkkkkkk...
      Sabe que há 2 dias venho dormindo bem mais cedo (e vou melhorar ainda mais isso!) e já estou notando a diferença - incrível, né?

      Bjs e obrigada pelo carinho!

      Excluir
  23. uper este post! Eu tenho passado muito tempo. E na verdade eu não gosto, porque sinto que estou deixando de fazer muitas coisas. Mas começo de blog é assim. Beijos

    Www.mulhersuperfashion.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leniliz, olá!
      Mas sabe o que penso?
      Que até por ser uma fase inicial de blogueira é preciso ponderação, já que o excesso nos sobrecarrega e compromete nosso rendimento.
      Vc já percebeu isso, amada?

      Bjs e obrigada!

      Excluir
  24. Karin querida! Eu entendo muito o que vc escreveu! Estou na blogsfera desde 2010 e tive momentos que julguei críticos qto a minha necessidade de estar blogando! Hoje, levo o blog com calma e tranquilidade, se der para blogar, legal! Se não der, legal também! Pois tenho outras prioridades e que são infinitamente mais importantes! Gosto muito de blogar, por isso aprendi que isso não deve me gerar um peso ou pressão! Te dou a maior força amiga! Fique na PAZ que excede todo entendimento humano, que é a PAZ que Jesus nos dá! Bjo e Deus a abençõe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana amada!
      Priorizar é preciso, né, amiga?
      Fiquei pensando no qto blogar pode ser ainda mais infinitamente prazeroso pra mim se eu tiver um equilíbrio - msm já sendo extremamente prazeroso, já que acho que todas vcs já sabem disso, não é msm?

      Bjs e obrigada por tudo!

      Excluir
  25. Karin, amiga querida!!
    Não sabia que você colaborava aqui, que coisa boa!!
    Você é mesmo multi-tarefas!!!
    Que texto excelente, adorei!! Desde há um tempo, tenho tentado dedicar menos à internet, ao blog, face...não que não sejam importantes, mas se deixarmos, viramos escravas virtuais, e deixamos mesmo nossa vida real de lado. Então, procuro fazer pouco, mas bem feito, à exemplo das minhas postagens serem poucas em um mês. Não sei como consegue, pois você posta quase todos os dias, e ótimas postagens, feitas com carinho...eu não tenho o privilégio da sua organização e simplesmente...não consigo!!!
    Um grande beijo para você, minha flor!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, minha doce Carol!
      É minha segunda postagem, pois fui recentemente convidada pela nossa querida Rê.
      Estou amando!!!
      Sabe qdo vc sente que tem que ser múltipla em suas atividades?
      Preciso exercitar/colocar pra fora as ideias que ficam borbulhando aqui dentro, sabe?
      Não tenho certeza, mas acho que não tem como ser diferente, entende?
      E vejo isso como um motivo a mais para equilibrar as coisas.

      Obrigada por estar sempre comigo, amiga!
      Um bjão e fica com Deus!!!

      Excluir
  26. Obrigada Re tudo de bom pra vc felicidades e obrigada o blog está ficando muito lindo www.samukatraquina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nelinha, querida, seja mto bem vinda à minha coluna, viu?
      Agradeço em nome da Rê tbm, sabe.
      É com mto amor e comprometimento que fazemos tudo, né, Rê?

      Bjão!!!

      Excluir
  27. Querida amiga e comadre, concordo plenamente com o texto escrito por você, tudo tem que ser moderado, sem excessos.Gosto muito de blogar e estar na internet, mas não deixo que isso vire um vicio em minha vida. porque temos uma vida real a tomar conta e ela é o que mais importa...Confesso que ligo o computador logo pela manhã, vejo e respondo aos emails, publico os comentários do blog que estão pendentes e nada mais, dai pra frente a vida real toma conta, volto a olhar para a telinha por volta das 18hs. e fico até ás 20hs.(salvo raras exceções) e tento nesse tempo colocar em dia algumas visitinhas, me sinto as vezes até em falta com alguns amigos, mas vou fazendo conforme o tempo vai me sobrando, veja que não consigo fazer mais que uma postagem por semana la no Flores.É isso amiga, precisamos ter bom censo para que tudo isso que gostamos por demais não atrapalhe a nossa saúde física, mental e emocional e a nossa vida real.
    Beijos com carinho
    Marilene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga e comadre querida, obrigada por sua contribuição, viu?
      E por estar aqui!
      É tão bom poder contar contigo!...
      Uma rotina, distribuição de atividades pelos dias da semana, prioridades, ponderação... tenho visto que coisas assim fazem toda a diferença..

      Bjs, obrigada e que Deus mto a abençoe!

      Excluir
  28. Passando para lhe desejar a você e família uma ótima Páscoa
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi abençoadora!
      E como foi a sua?
      Bjs e Deus abençoe!

      Excluir
  29. Me identifiquei com essa rotina de dividir os afazeres domésticos com a internet... Eu era assim... Daí no meu novo emprego eu fico 8h conectada direto. aqui é tudo online..rs... então eu quase não uso o computador de casa... só pra falar com meu amado quando ele está longe....
    MAs vira vicio sim! Sem nem percerbber!

    ResponderExcluir

Que bom que você veio, fique à vontade!
Seu comentário é muito importante para mim!
Deixe seu link para que eu possa retribuir sua visita.
Se me seguir ou linkar, me avise! Gentileza gera gentileza.
Beijo carinhoso.



.

Agenda dos blogs
Blog de MAOSECRETS
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Femme Digital - 2016. Todos os direitos reservados.
Personalizado por: Regiane Leite - Programação - Emporium Digital-.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo