Leitura e Pensamento Crítico



Quem nunca escutou a seguinte frase: "As crianças são o futuro da nação"!?
Aposto que a maioria de vocês conhece essa afirmação. 
Uma nação poderosa é formada por cidadãos que se posicionam criticamente, analisando os fatos antes de aceitar algo como verdade. 
Um dos meios de se desenvolver esta habilidade é por meio da leitura. E convenhamos, o hábito de ler não é o forte da maioria de nós, brasileiros.
Um hábito é criado através da repetição, da rotina (e persistência). Não podemos esquecer dos concorrentes poderosos: TV, internet e vídeo game. Contudo, estes concorrentes oferecem muitas vezes idéias prontas (TV) ou nós não utilizamos todo o seu potencial (internet sendo utilizada somente para acessar redes sociais) ou muitas vezes não se tem mesmo o objetivo de passar nenhuma informação (vídeo game). 
Com a leitura trabalhamos a nossa imaginação e mergulhamos mais a fundo nas vivências e sentimentos dos personagens. É uma atividade que nos oferece a oportunidade de analisar as ações dos personagens, colocarmos no lugar deles e pensarmos em alternativas.
O que eu faria se estivesse no lugar dele?
Pensar criticamente é justamente isso: conhecer, opinar e propor alternativas. Assim, incentive seu filho a ler. 
Leve-o a livrarias e bibliotecas. Deixe que ele escolha o livro de seu interesse. Estabeleçam juntos um horário para leitura (não só pra ele, mas pra toda a família). Pergunte sobre a história: se está gostando; se se identifica com algum personagem (e porque), se discorda da postura de algum personagem (porque e o que faria diferente). 
Como dizia Mario Quintana:
"Os livros não mudam o mundo. Os livros mudam as pessoas, as pessoas mudam o mundo."
Pensem nisso!
Tenham todos um ótimo dia!




33 comentários:

  1. Muito bom, sempre li, desde criança, ainda leio, vira um maravilhoso "vicio", meus filhos não leram tanto, mesmo com meus incentivos, mas meus netos leem e eu fico feliz por isso!
    Amei ler aqui, pois é mesmo com leituras que as pessoas aprendem a pensar!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou e que incentivou seus filhos e agora, os netos, a lerem! beijo

      Excluir
  2. Boa tarde Letícia.. ontem estava vendo um video maravilhoso no youtube onde o palestrante citou coisas que muitos deveriam ouvir..
    entre estas coisas os jogos e o mundo virtual.. que estão como sabemos afastando as pessoas.. não fiquei pasmo com o que ouvi pq tenho uma visão que condiz com o que ele passou.. se desejar procure
    Co-criador Consciente- Hélio Couto

    sobre o pensamento critico é complicado mesmo pois como virginiano ainda tenho que me controlar muito com eles.. mas já estou bem ciente do quão eles nos fazem mal.. te desejo um lindo dia abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou procurar o vídeo sim Samuel, obrigada pela dica. beijo

      Excluir
  3. com certeza temos formar
    cidadãos, tudo no seu tempo seja o que for
    crianças com limites serão
    cidadãos amanhã

    Linda Tarde
    beijokas da Nanda

    Sendo a mãe da Isa e da Gabi
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Nanda...criar um filho é muita responsabilidade!
      Beijo

      Excluir
  4. Boa tarde, minha linda!
    Priorizo mto a leitura para meu filho e sou feliz por ele ter uma mãe que o incentiva, já que venho de uma geração onde a leitura era quase que dispensável - pelo menos para os meus pais, que resmungavam com meu hábito de me trancar no quarto e me deliciar com os livros, de todas as semanas ir à Biblioteca Municipal empresá-los, enfim...
    Triste, isso, né?
    E olha que completei 37 anos - portanto, não tem tanto tempo assim, né?
    Moro numa cidade mto pequena e desprovida de um comércio razoável, lazer e de cultura, principalmente.
    Tanto, que meu filho conhece livrarias ou bibliotecas, qdo o levo à minha terrinha natal ou à Uberaba-MG, que fica há 40min da cidade onde moro.
    E, sabe, concordo plenamente com Mario Quintana! ;-)

    Um bjão e Deus abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro quero dizer que nunca diria que você tem 37 anos, parece beeeem menos. E eu também fui criada como você, sem muito incentivo a ler. Mas que bom que estamos fazendo a diferença e mudando essa realidade! beijo

      Excluir
  5. Querida Letícia
    Um óptimo convite! À leitura!
    Interessante pôr toda a família a ler!
    Gostei muito da sua publicação.
    Boa Páscoa
    Beijinho
    Beatriz

    ResponderExcluir
  6. Boa noite

    Poste muito importante, parabéns

    Passando para lhe desejar uma Páscoa Feliz.
    Beijos

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou e espero que tenha tido um Páscoa abençoada! beijo

      Excluir
  7. Amiga Letícia, boa tarde!
    São 17: 26 e agora que consegui almoçar e vir postar.rs
    Esta postagem é muito importante!
    Aqui em casa eu incentivo muito a leitura, pois amo ler.
    Infelizmente na tv, não passa nada que se aproveite ultimamente, salvo a tv cultura que gosto bastante,
    Vídeo game aqui em casa o marido e o filho mais velho, jogam por diversão, tem alguns jogos que ajudam no raciocínio e na coordenação motora, até acho bacana. Não gosto de jogos de violência, já falei aqui em casa.
    Não há nada mais enriquecedor para uma família do que a leitura.
    Podemos mudar essa realidade oferecendo livros e incentivando mais as nossas crianças.
    Uma ótima páscoa para todos nós!
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Rê, se cada um mudar a realidade do seu lar já ajuda e muito na mudança no país e até mesmo no mundo. Espero que tenha tido uma Páscoa abençoada! beijo

      Excluir
  8. Que fofa.
    Retribuindo a visita e já seguindo aqui.
    Adorei.
    Beijocas!

    Blog Fabi Lemos
    Fan Page
    Meu Canal
    Instagram - @fabilemosmakeup

    ResponderExcluir
  9. Costumo dizer que ler e escrever são tão importantes como beber água...diariamente!
    Fui professora durante 35 anos e dizia muitas vezes aos meus alunos que o dicionário...em férias deveria ser o livro de mesinha de cabeceira!!!
    Sempre apelei ao uso e abuso de boas leituras!!!
    Páscoa docinha!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente...é tão impotante quanto água, hidrata a alma! Beijo

      Excluir
  10. Fato é que quem lê escreve melhor e é mais criativo tb.
    Quero desejar uma Feliz Páscoa, regada de paz e amor.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Bell e espero que tenha tido uma Páscoa abençoada! beijo

      Excluir
  11. Eu gosto muito ler, mas infelizmente ultimamente não estou lendo tanto, mas com certeza vou incentivar bastante minha filha para o gosto pela leitura.
    Beijos!
    www.mahmaquiagens.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Perfeita postagem!
    Infelizmente o hábito de leitura não faz parte da maioria das pessoas. As redes sociais facilitam pelas imagens e frases curtas. Até nos blogs percebemos que muitos não gostam de ler as postagens...
    Eu sempre gostei. Desde criança, lia muito, ia à Bienal e até hoje sou viciada em livros e sempre passo essa ideia pra quem estiver por perto.
    Páscoa de bênçãos a todos!
    Abração esmagador.

    ResponderExcluir
  13. Verdade os livros podem fazer milagres, feliz Páscoa.
    Beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  14. Oi Rê
    Nesta páscoa desejo a você muita paz e harmonia. Que você tenha um reencontro consigo e que as portas que Deus já abriu te conduzam a um caminho de muita luz. Uma feliz e abençoada páscoa.Beijos com carinho
    Gracita

    ResponderExcluir
  15. Final de semana chegando e com ele a
    Páscoa desejo que seja de muita alegria pra vc e toda
    família abraços com meu carinho de sempre

    Bjusss
    ╭•⊰✿¸.•* Rita!!!

    ResponderExcluir
  16. Que bonito e verdadeiro esse texto! Nosso país precisa demais de leitura! Se a criança não adquirir esse hábito de pequena, dificilmente será um leitor crítico. Tive alunos do ensino medio que tinham dificuldade em entender um texto simples. É muito grave,isso e precisamos mudar essa realidade. Parabéns pelo texto! bjs,

    ResponderExcluir
  17. Vim deseja bela tarde etudo de bom www.samukatraquina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Amiga post maravilhoso amei tenha uma ótima semana
    Venha participar do sorteio de um ano do blog
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Querida amiga Rê !!!!!!

    Passando por aqui para deixar o meu
    Abraço e carinho e, ao mesmo tempo,
    Deleitar-me com a beleza de seu Blogue
    E conteúdos, como também, desejar-lhe
    Um lindo dia e maravilhosa semana.
    Perdoa-me a demora na visita, mas
    Estava com sérios problemas no PC.
    Que haja muita Paz, Luz,
    Amor e felicidade em seu coração!

    Beijos de luz !!!!!!!!

    POETA CIGANO – 21/04/2014

    http://centelhaspoeticas.blogspot.com
    “Meus Sonhos e Devaneios Poéticos”


    Obs: Se ainda não pegou, no lado direito
    Do meu Blogue, no “Selos para os amigos”,
    Tem um mimo para seu belíssimo Blogue.
    “ESTE BLOGUE VALE OURO”. Basta
    Copiá-lo (Capturá-lo) para seus arquivos ,
    Salvá-lo e colá-lo em seu Blogue. Você é uma
    Amiga especial e me sentiria honrado.

    ResponderExcluir

Que bom que você veio, fique à vontade!
Seu comentário é muito importante para mim!
Deixe seu link para que eu possa retribuir sua visita.
Se me seguir ou linkar, me avise! Gentileza gera gentileza.
Beijo carinhoso.



.

Agenda dos blogs
Blog de MAOSECRETS
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Femme Digital - 2016. Todos os direitos reservados.
Personalizado por: Regiane Leite - Programação - Emporium Digital-.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo